As torres de celular em áreas rurais podem ser estruturas autônomas, independentes de quaisquer edifícios. Nas cidades, há menos espaço e as empresas de telecomunicações precisam encontrar locais elevados e acessíveis que ainda possam servir à cidade. Prédios altos são uma solução óbvia, pois o espaço do telhado não é usado com frequência e pode ser acessado a partir do próprio edifício.
São Paulo, Brasil, é a maior cidade do hemisfério sul. Com uma enorme população e grandes negócios, as necessidades de telecomunicações da cidade são vastas, com mais de 15.000 antenas de telefonia e internet.
A SMC Soluções em Engenharia (SMC) é uma empresa de fiscalização sediada entre Campinas e São Paulo. Eles foram contratados para inspecionar antenas no topo de um prédio em coordenação com a American Tower Brasil. Este edifício é um prédio alto de escritórios de vários andares no centro de São Paulo. Quando a SMC recebeu a atribuição, a equipe técnica aconselhou o uso de drones para concluir a inspeção, trabalhando com Pix4Dscan e Pix4Dinspect.
Detalhes do Projeto
Localização | São Paulo, Brasil |
Do utilizador | SMC Soluções em Engenharia |
Software | Pix4Dinspect Pix4Dscan |
Equipamento | DJI Mavic 2 Pro |
Tempo de inspeção | 1 hora |
Tempo de processamento | 2 horas |
Resolução da imagem | 20 Megapixels |
Aquisição de dados de drones no local com Pix4Dscan
O objetivo deste projeto foi produzir uma cópia digital de sites de antenas e estruturas de torres de telefonia celular no topo do edifício. O equipamento pode então ser avaliado e as informações disponibilizadas online. A coleta de dados com drones significa que não há necessidade de uma escalada difícil até o topo da torre e torna o processo mais eficiente e seguro.
Em alguns casos de trabalho com Pix4Dscan e Pix4Dinspect, o valor de um dia de trabalho foi reduzido para uma hora. O aplicativo Pix4Dscan possui planos de vôo predefinidos que podem ser adaptados ao local de inspeção. Isso torna mais fácil para a equipe de inspeção, pois automatiza o processo de aquisição de dados e economiza o esforço de escalar e tirar fotos com as mãos. A combinação de agilidade e qualidade do Pix4Dscan é crítica, pois ajuda a avaliar os equipamentos já instalados, bem como os espaços restantes para futuras instalações.
Um gêmeo digital inteligente com Pix4Dinspect
Depois que os dados foram coletados usando o Pix4Dscan, eles foram carregados no Pix4Dinspect para processamento. Pix4Dinspect é valorizado por sua escalabilidade, onde a plataforma baseada em nuvem significa que vários projetos podem ser inspecionados e processados ao mesmo tempo. Pix4Dinspect é ideal para grandes corporações porque os dados podem ser facilmente revisitados, inspecionados e visualizados de diferentes ângulos sem que ninguém precise retornar ao site.
A densa nuvem de pontos criou um gêmeo digital inteligente e preciso das estruturas e equipamentos, o que significa que a equipe SMC pode avaliar corrosão, peças em falta, requisitos de manutenção e avaliar o espaço disponível para novas instalações. O AI integrado no Pix4Dinspect extraiu automaticamente as dimensões, ângulos e azimute da antena.
O engenheiro da American Tower que acompanhou a equipe para a inspeção reconheceu o potencial de relatórios trimestrais precisos a serem preenchidos com este software. Isso permitiria mudanças nas estruturas ao longo do tempo com significativamente menos trabalho manual do que as inspeções tradicionais.
Finalmente, o painel do Pix4Dinspect permite que os usuários agrupem as inspeções com diferentes ativos, de modo que um portfólio integrado de um cliente possa ser compartilhado com todos de uma vez. Isso significava que a SMC poderia fornecer um painel baseado em mapa de suas inspeções em São Paulo para seus clientes, o que é fácil de navegar.
O futuro das inspeções de telecomunicações
Nesse caso, a SMC descobriu que usar Pix4Dscan e Pix4Dinspect tornou seu fluxo de trabalho significativamente mais fácil por vários motivos:
- O espaço em um telhado não era fácil de andar, então o drone pode acessar diferentes ângulos e posições que as pessoas não podem.
- Pix4Dinspect extrapolou a área do pequeno espaço do telhado que seria impossível medir com as inspeções tradicionais, pois as peças estavam inacessíveis
- As imagens obtidas permitiram um conhecimento aprofundado do equipamento e a realização de um inventário preciso, bem como o diagnóstico de potenciais problemas.
Pix4Dscan and Pix4Dinspect empowered SMC Engineering Solutions to complete a visual inspection in just minutes, with output reports that they could easily share with their clients.
A SMC constatou que essa inspeção de telhado superou suas expectativas porque, além de criar um gêmeo digital inteligente das instalações e equipamentos, eles puderam reconstruir detalhes do prédio onde os ativos estão instalados. O nível de detalhe que eles alcançaram significa que, no futuro, eles deixarão para trás a imprecisão e os métodos demorados das inspeções manuais e continuarão com as inspeções de drones.
Artigo original: pix4d